Pretos e pretas olha nossa feira aí!!!
Sábado foi um dia e tanto para o Rio de Janeiro que recebeu pela primeira vez um grande evento que é a Feira Preta, e nosso Black não poderiam ficar de fora então fomos ver o que tem de mais interessante do afro-empreendedorismo, que tem foco no empreendedor negro e em seu produto, além de ser voltada para nós o público negro, que podemos encontrar um mercado pensado para nós.
Perguntamos a organizadora do evento Adriana Barbosa sobre a importância da Feira Preta para o empreendedorismo negro e sua primeira exposição no rio. Ela diz que "aqui no Rio tem uma efervescência cultural negra muito forte e um contexto com o empreendedorismo também muito forte por conta de muitas redes de afro-empreendedores, então estar aqui na Praça Mauá um território do samba um território que é de preto com a Feira Preta e muito simbólico e especial e como se eu voltasse há 15 anos e começasse na Praça Benedito Calixto em São Paulo”. E ela finaliza dizendo “redescobrimos um novo espaço”.
Comecei pela do Alquimista de Chad, que nos traz produtos naturais voltados para a estética negra, tem xampu/sabão, óleo de coco entre outros muitos produtos desenvolvidos pelo próprio Chad.

E conhecemos também a simpaticíssima Elcy Machado Anjus Cabeleireiros e me encantei com os ouriçadores incríveis que não consegui resistir e levei um comigo.
Na exposição de Odara, conheci o empreendedorismo familiar, uma exposição que se iniciou há apenas oito meses, traz consigo um trabalho personalizado e detalhado das peças, brincos da marca Odara traz uma nova pegada na moda afro.
![]() |
Odara |
![]() |
KOKY |
Quem gosta de doce? Eu amo! Brigadeiro então nem se fala. Agora um doce com gosto de doce, gostoso como doce, e que não te engorda!!!
Acho que e difícil resistir, e toda essa doçura que falo eu encontrei na exposição do KOKY Alimentos, eles fazem brigadeiros de uma forma mais saudável, são doces criativos e funcionais, eu experimentei e realmente são uma delícia.
Não posso me esquecer da exposição de bonecas feitas artesanalmente pela Negafulô, trocamos figurinhas de como fazer o que se ama é satisfatório, ela com suas bonecas e eu com meu Black.
![]() |
Dryca |
E a simpática Dryca que me mostrou sua exposição de brincos afros e me indicou brincos que combinavam comigo, não resisti e tanto aconchegos e levei dois brincos.
Também tem a interessantíssima exposição de IBEJÚ que nos traz produtos de limpeza artesanais e orgânicos, onde encontramos vários produtos de limpeza para o seu lar e que não agride a natureza e nem sua saúde.
![]() |
Ibejí e seu stand na feira |
Ai que fofura que são as crianças do grupo Crespinhos SA, que fazem parte de um projeto de emponderamento infantil, e fizeram uma bela apresentação no evento. Colaborar e trabalhar desde a infância o emponderamento negro em crianças e um dos mais importantes ferramentas para lutar pelo fim da desigualdade racial.
Os contatos de todos esses empreendedores estão logo abaixo:
O Alquimista de Chad: www.oalquimistadechad.com
Ibejí Limpeza Consciente: ibejilimpezaconsciente@gmail.com
Negríssima Acessório; Facebook @negrissimaacessorio
Odara Facebook @aodaraartesanato
Anjus Cabelereiros: www.anjuscabelereiros.blogspot.com
Crespinhos SA: www.lulueliliacessorios.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário